FANDOM

Zeus era o Deus das tempestades e do relâmpago,seu nome significa "amontoador de nuvens" ou 'maior filho da puta da mitologia''. Era também o rei dos Deuses, rei do Monte Olimpo, e o terceiro rei dos Cosmos, a seguir do seu pai Cronos. Era filho de Cronos e Reia, e marido da sua irmã Hera. Zeus

É o filho mais novo de Cronos, seus irmãos eram: Héstia, Deméter, Hera, Poseidon e Hades.

Nascimento Editar

Cronos, o senhor do tempo recebeu uma profecia de Gaia, que como ele fez com seu pai, assim seria feito com ele. Com medo, Cronos, comia seus filhos, logo no dia em que nasciam, assim foi com Héstia, Deméter, Hera, Poseidon e Hades. Porém, como eram imortais os 5 deuses ficaram esperando no estomago do pai.

Réia cansada de ter os filhos comidos, ao parir o 6º filho, decidiu esconde-lo numa caverna em Creta. Dando ao seu marido uma pedra. Durante a infância foi alimentado com o leite da cabra Amaltéia.

Confronto Editar

Paixões e filhos Editar

Primeira esposa de Zeus foi Métis, a deusa da prudência, quando a deusa estava grávida de Atena, Zeus recebeu uma profecia vinda de Gaia. A profecia era que o segundo filho do casal iria destronar Zeus, e que isso era um ciclo eterno. Zeus preocupado , propoe uma brincadeira para Métis , em que eles se metamorfoseavam em varios animais. Até que Métis se transformou em uma mosca , e Zeus a comeu viva. Porém a cabeça de Zeus cresceu monstruosamente , Zeus pediu para levar uma machadada na cabeça para algum ciclope (algumas histórias relatam Hefesto , porém ele não havia nascido , ele nasce da 3ª esposa de Zeus , Hera ) , e da Cabeça de Zeus , Surge Atena , a deusa da sabedoria , com armadura completa empunhando uma lança.

Com Têmis , Zeus não teve filhos.

Com Hera , teve Ares , Hefesto e Hebe

Em algumas versões Zeus teria enamorado Dione com quem teve Afrodite. Afrodite seria uma bastarda.

Com a Maia teve Hermes , assim como afrodite Hermes seria um filho extra conjugal.

Com a princesa Semele teve Dioniso . Porem quando Semele estava gravida , ela morreu , Zeus então resgata dioniso e o coloca dentro de sua perna , suturando a pele . após alguns meses dioniso nasce e Zeus o devolve ao mundo.

Além dessas relaçoes existem filhos extraconjugais com mortais como é o caso de Hércules, Perseu , Castor, Pólux e Jasão.